fbpx
Back to Blog

Controle Financeiro Empresarial

A fim de ajudar os pequenos e médios empresários a fortalecer seu controle financeiro empresarial, criamos esse post com dicas e informações úteis refere ao assunto.

Montar um bom fluxo de caixa projetado, é o mesmo que se dedicar a construir um demonstrativo de entradas e saídas futuras, para projetar os resultados da sua empresa, evitando assim apertos financeiros e empréstimos desnecessários ou com juros altos na contratação de empréstimos urgentes e utilização de limites de cartão de crédito. Para isso, é necessário, primeiramente, montar um Plano de Contas, veja abaixo como fazer.

Plano de Contas Financeiro

De forma bem simplificada, podemos imaginar o Plano de Contas como uma estratégia para mapear, controlar e organizar os ganhos e gastos da empresa, que servirão de pilares para a gestão dos recursos financeiros do seu negócio. Basicamente seria gerir os recursos, controlando-os em 6 grandes grupos que podem ser subdivididos conforme a necessidade:

1.Receitas Ativas

Receitas provenientes das atividades principais da sua empresa.

2. Receitas Passivas

Receitas complementares, como por exemplo aplicações financeiras, aluguéis de imóveis ou equipamentos, juros sobre empréstimos a terceiros.

3. Custos

Materiais e serviços contratados, utilizados na atividade fim. Ex: compra de matéria prima, mercadoria para revenda, materiais utilizados na produção, embalagens, remuneração de pessoal da linha de produção, transporte das mercadorias, etc.

4. Despesas

Despesas com luz, água, telefone, aluguel, material de escritório, pro-labore dos sócios, funcionários, impostos , acessória contábil, etc).

5. Investimentos

Aplicações financeiras, compra de imóveis, etc.

6. Poupança

Dinheiro que se destina periodicamente com o intuito de enfrentar períodos difíceis, para futuros investimentos, aproveitar oportunidades, pagamento de despesas extras e inesperadas. 

Quer saber como funciona o Cruzamento de Dados da Receita Federal? Clique aqui.

Resumindo

Estas divisões e suas possíveis subdivisões financeiras podem fazer parte de um plano de contas a ser implantado em software de gestão financeira ou em planilhas.

Para melhor uso do seu controle financeiro empresarial, o ideal seria contratar um software de gestão financeira, mas este controle também pode ser feito também através de planilhas.

O Sebrae disponibiliza gratuitamente uma planilha de fluxo de caixa e até um aplicativo para celular que pode auxiliar os pequenos empresários que estão em inicio de atividades e não querem ou não podem contratar um software de gestão financeira. Alertamos que não possuem muitos recursos e nem fazem emissão de notas fiscais. Acesse clicando aqui.

E caso esteja pronto para profissionalizar ainda mais seu financeiro, conheça nosso serviço de terceirização financeira aqui.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog
×