fbpx
Back to Blog

Boletim Informativo Novembro/2021

Índice

O fim da Carteira de Trabalho em papel

A carteira de trabalho em papel foi substituída pela carteira de trabalho digital, portanto na contratação de empregados, não é mais exigida . Obter a Carteira de Trabalho Digital é muito fácil. Basta acessar o portal Gov.br através do link https://www.gov.br/pt-br , com sua senha, a qual pode ser criada na hora, e escolher a opção “obter a carteira de trabalho”. A carteira de trabalho digital esta disponível também em Aplicativo para aparelho celular, e permite ao usuário, solicitar seguro desemprego.

Revisão do tipo de Tributação

Fim de ano chegando, é hora de repensar qual o melhor regime tributário para a sua empresa, no ano de 2022. Aqui na RCA já estamos fazendo cálculos das empresas clientes, pois somente na virada de ano, a legislação permite a migração espontânea para outro regime tributário (Simples Nacional como MEI, Simples Nacional como Micro/EPP, Lucro Presumido ou Lucro Real).

Logicamente existem situações que obrigam tal migração em outro período que não janeiro de cada ano, mas este não é o foco deste artigo. Aqui estamos tratando somente da migração espontânea de regime tributário, lembrando que esta opção irretratável e válida para todo o ano.

Planejamento para aposentadoria e o “Milagre” da Contribuição Única

Muitas são as regras e modalidades atuais para a aposentadoria pela previdência social, e uma parcela significativa de pessoas só se dão conta ou passam a se informar sobre a sua aposentadoria, quando já é tarde demais para mudar sua situação. Fazer um planejamento para aposentadoria , ainda é a forma que te permite saber onde e como chegar a um valor de beneficio mensal de aposentadoria satisfatório, ou evitar surpresas desagradáveis às vésperas de se aposentar. Precisamos usar os anos de bom vigor físico e capacidade contributiva, para mantermos o mesmo padrão de vida na aposentadoria.

Sobre o titulo deste tópico “Milagre da Contribuição Única”, este é um termo para chamar a atenção principalmente daqueles que estão prestes a se aposentar. O cálculo para se chegar ao valor do beneficio mensal de aposentadoria leva em consideração a média das contribuições feitas durante todo o tempo contributivo, podendo excluir, respeitada as normas, as contribuições menores, chegando a casos em que a média das contribuições é calculada sobre uma única contribuição mensal. E é aqui que fica o “pulo do gato”: Fazer uma única contribuição mensal sobre o teto máximo previdenciário e utilizar este valor para calcular o valor da aposentadoria. Este é o extremo que se pode atingir de vantagens, mas existem outras que somente com um estudo detalhado é possível identificar.

Na RCA, o Planejamento para Aposentadoria pode identificar qual a melhor estratégia para a seu beneficio de aposentadoria pela Previdência Social. Veja mais informações e/ou peça uma proposta clicando aqui.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog
×